Alumni – Francisco Silva

Está um homem, o Francisco. Conheci-o em 2010, numa turma de 7.º ano da Marques Leitão. Acompanhei-o durante três anos, a ele e a um conjunto de meninos e meninas de quem guardo gratas recordações.
Assim de repente, lembro-me da Gabriela, que anda por aí a escrever poesia; do Miguel Ângelo, o nosso campeão de Ténis de Mesa; da Cândida, cujo irmão é hoje um dos colaboradores da educa.valbom; do Ricardo, do Rui e do Diogo, sempre juntos; do Ivo e do Nikita, os nossos Belos-Artistas; e de tantos outros que a memória guardou mas que o espaço não permite individualizar.
Tal como muitos alunos da sua antiga turma, o Francisco entrou este ano na Faculdade. Com uma média de quase 18 valores, foi para onde queria ir. Hesitou mas acabou por escolher Economia, na Universidade do Porto, em grande parte por causa da Matemática. É um mundo à parte, ali está entregue à sua sorte, os tempos de amparo do Agrupamento ficaram para trás. Ainda não sabe o que quer ser quando for grande, é cedo para decidir. Banca? Consultoria? Bolsas? Empresas?
Recuemos no tempo. Mais ou menos 12 anos. A viver em Valbom desde que nasceu, o Francisco estava destinado a frequentar o ensino primário no Porto, a exemplo das irmãs. Mas já lá estivera na pré-primária e, como não queria repetir a experiência, pediu aos pais para ficar ao pé de casa. E assim entrou para a Escola Básica da Lagoa, hoje integrada no Agrupamento de Escolas de Valbom. A sua professora, como se diria no meu tempo, foi a Senhora Dona Esmeralda Santos.
Tempos felizes, esses quatro anos em que conheceu muitos dos colegas que iriam acompanhá-lo até ao 9.º ano. Diz quem sabe que as características básicas da nossa personalidade se formam nos primeiros anos de vida e essas estão bem claras, desde logo, na 1.ª classe: «O Francisco é muito trabalhador e interessado pelas aprendizagens escolares. Está sempre atento, gosta de dar opiniões, acaba todos os trabalhos que lhe são propostos e gosta de os apresentar ordenados.»
Seguiu-se a Marques Leitão. Um 2.º ciclo que de certa forma representa uma continuidade do 1.º e um 3.º ciclo que, a partir de certa altura, é o alfobre do Secundário que vem aí. Um grande entretanto, no qual se assentam ideias mais ou menos direccionadas sobre o futuro. Trabalha-se muito, mas também se brinca muito – porque ainda há tempo para isso. Provando que a mochila de um bom aluno tem mais espaço para além dos livros, o Francisco conta divertido alguns episódios que viveu… e que protagonizou. Como aquele em que o Rui Marques, com a sua colaboração, roubava sistematicamente o comando do projector a um despassarado professor de História que, depois de perceber a marosca, passou a levar dois comandos para a aula.
Fiel ao Agrupamento, o Francisco não precisou do Ensino Privado para chegar à Faculdade com uma média brilhante. Da Marques Leitão, subiu até à Secundária e deu início àqueles que, nas suas palavras, foram os três melhores anos da sua vida académica. Outras responsabilidades, outros desafios e um objectivo que se concretizou em Setembro.
Pelo meio, nasceu o gosto pela escrita, latente desde sempre mas agora consubstanciada através de um blogue, o Opina praí, que actualiza regularmente e onde dá conta da forma como vê o mundo. Com receios, com expectativas, mas com uma grande esperança no futuro.
Ainda sem um posicionamento ideológico definido, o Francisco tem mais dúvidas do que certezas. Ainda não sabe para onde vai. Mas por ser um menino estruturado e com excelentes princípios, sabe, definitivamente, que não vai por aí.

RICARDO SANTOS PINTO

Anúncios

Um pensamento sobre “Alumni – Francisco Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s