Corta-Mato

O corta-mato é, ano após ano, um dos principais eventos escolares e um dos momentos mais ansiados por todos os alunos do Agrupamento. Este ano não foi exceção e a diversão foi uma constante.
O corta-mato é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizadas pela Direção Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar – e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. Esta divide-se em três fases: escolas, regional e nacional. Na sexta-feira, dia 11 de novembro de 2016, realizou-se mais uma edição do corta-mato do Agrupamento de Escolas de Valbom. O evento, continuando o sucesso de edições anteriores, contou com uma forte adesão nos vários estabelecimentos de ensino.
Desde o 4º até ao 12º ano, num total de 463 participantes, os alunos dividiram-se por escalões e género, aos quais foi atribuído um percurso diferente, de forma a tornar a prova mais justa e equitativa.
Num ambiente de festa, a vitória coube, desta vez, aos alunos Telmo Maia, do 7.ºD (Infantil B, masculino), Ariana Moutinho, do 5.ºA (Infantil A, feminino), Beatriz Guimarães, do 7.ºC (Infantil B, feminino), Duarte Castro, do 9.ºB (Iniciados, masculino), Juliana Carvalho, do 8.ºE (Iniciados, feminino), Leandro Ferreira, do 10.ºB (Juvenis, masculino), Beatriz Lima Henrique, do 10.º A (Juvenis, feminino), Rui Pimenta, do Curso Vocacional do Ensino Secundário (Juniores, masculino), e Sandra Costa, do 12.ºB (Juniores, feminino).

No fim da competição, a nossa equipa conversou com participantes e espectadores. Pedro Afonso Ferreira, do 9.ºD, lembrou-nos a importância deste evento, citando a divisa romana “uma mente sã num corpo são”. Na sua opinião, correr é um desafio e um teste à sua resistência, acrescentando, ainda, que muito lhe agradaria ter torneios de basquetebol na escola… ou de futebol, caso a sugestão de Carolina Pinto, aluna do 7.º D, prevalecesse no momento da tomada de decisão. Também o aluno Pedro Mesquita, da turma 8ºE, considerou o evento muito bem organizado e falou da importância do desporto na sua vida, referindo que a prática de atividade física lhe proporciona liberdade e bem-estar, opinião partilhada quer por Luís Lopes, da turma 6.º C, quer por Gabriel Fonseca, do 5.º D, a quem a corrida inspira também felicidade.
Para Lara Coelho, aluna do 7ºB e uma amante do desporto, esta é uma excelente iniciativa, que, no entanto, tem as suas limitações, por exemplo, o atraso nos horários e o facto de alunos sem preparação física profissional participarem nas mesmas condições que outros que já correm em clubes de atletismo.

Tivemos, ainda, oportunidade de entrevistar Inês Silva, do 11.º A, que, no ano anterior, venceu a prova feminina do ensino secundário, vindo a representar, posteriormente, o Agrupamento na fase regional. A «atleta» começou por nos dizer que apreciava muito esta atividade, embora lamente o facto de muitos alunos participarem apenas para serem dispensados das aulas, o que, enquanto entusiasta do desporto, a desgosta. Em sua opinião, mesmo que não sejamos desportistas excelentes, todos devíamos participar no corta-mato, pois, para além de esta iniciativa contribuir para o bem-estar individual, é algo que exige da organização muito trabalho e dedicação, pelo que o mínimo que podemos fazer para retribuir este esforço é participar e tentar garantir um bom desempenho, dentro do possível.
Sandra Ramalho, docente de Matemática, não quis deixar de destacar a importância de eventos deste tipo, quer para a formação global dos alunos, quer para a integração de novos elementos da comunidade escolar e para o convívio entre os jovens dos diversos estabelecimentos do Agrupamento.
Falámos, igualmente, com alunos que decidiram não participar na prova. Uma delas foi a Alexandra Duarte, do 8.ºE, que, apesar de considerar o corta-mato uma ótima iniciativa e o desporto essencial na formação dos jovens, não coloca o atletismo entre as suas modalidades favoritas. Diogo Martins, da mesma turma, não sendo um assíduo praticante de desporto, não quis deixar de referir que esta atividade, em concreto, ultrapassa o âmbito do desporto, projetando-se em áreas muito mais vastas, como a amizade e a vivência da escola como uma família.
Apesar do número razoável de inscritos na edição deste ano, alguns professores mostraram-se um pouco desiludidos com os índices de participação dos alunos, pois esperavam, da parte destes, mais entusiasmo.

No final da atividade, recolhemos, junto da Diretora, uma breve reflexão sobre esta iniciativa. Segundo Ana Barbosa, este é um evento que, não obstante realizar-se uma única vez por ano, assume uma grande importância na vida do Agrupamento, porque a formação dos alunos deve ser integral e esta é uma das experiências mais completas a nível físico e social, que permite, igualmente, ao AEV aceder a outras competições a nível regional e, eventualmente, a nível nacional, o que é ótimo para a divulgação do trabalho realizado na escola. Ao contrário de outros, a Diretora considerou a participação dos alunos bastante satisfatória, o que a leva a crer que a escola está a apostar num evento a que se deve dar continuidade todos os anos. Deixou, por fim, algumas palavras para os vencedores e participantes: “Que continuem a ser ótimos atletas, pois contamos com eles para futuras provas. Aos que não venceram, peço que não desistam e deem o vosso melhor, pois a vossa participação torna esta atividade possível ano após ano.”
Para terminar, todos os alunos tiveram direito a um cartucho de castanhas, que foram distribuídas no átrio da escola Marques Leitão, em Dia de S. Martinho.
Ficou a promessa de mais diversão e estilo de vida saudável para o próximo ano e a certeza de que esta é uma escola “com valor(es)”! 

GUILHERME MEDEIROS, MISAEL MARTINS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s